quarta-feira, 17 de abril de 2024

Annette Peacock - “X-Dreams”


Annette Peacock
“X-Dreams”
Aura Records
1978

1 – My Mamma Never Taught Me How To Cook – 5:31
2 – Real & Defined Androgens – 11:01
3 – Dear Bela – 3:03
4 – This Feel Within – 5:21
5 – Too Much in The Skies – 4:55
6 – Don’t Be Cruel – 4:36
7 – Questions


A chegada deste trabalho genial de Annette Peacock ao mercado discográfico no ano de 1978 deixou o universo musical surpreendido, depois de seis anos de silêncio após a sua estreia em 1972 com os álbuns “Dual Unity” e “I’m The One” e, na verdade, ao escutarmos nos dias de hoje este “X-Dreams”, que foi gravado nos Essex Studios em Londres, permanecemos fascinados pela magia que nele encontramos, especialmente pelo álbum de vinil apresentar dois lados bem distintos (o cd ainda não existia), algo que se irá continuar a verificar no trabalho seguinte intitulado “The Perfect Release”, surgido em 1979 e onde o “prato forte” era o tema “Survival”, que preenchia quase a totalidade do lado B do vinil..


Annette Peacock, um nome bem conhecido no universo do jazz como compositora, mas também pelas suas ligações sentimentais a músicos como Paul Bley e Gary Peacock (casou-se aos 19 anos com ele), derruba as fronteiras musicais e contando com a participação de nomes como Bill Bruford e Mick Ronson, oferece-nos um “X-Dreams” intemporal, permanecendo de forma eterna na vanguarda da música contemporânea, merecendo ser recordada pelos seus trabalhos discográficos, tanto como compositora, mas também como poeta e intérprete!

Rui Luís Lima

2 comentários:

  1. Quando "o álbum X-Dreams" de Annette Peacock surgiu no mercado discográfico nesse ano de 1978, o univerao musical ficou boquiaberto, com a genialidade que respirava nele e de imediato a compnheira de Paul Bley e nome incontornável na história da vanguarda musical viu o sucesso surgir. Estamos perante um álbum intemporal!

    ResponderEliminar
  2. Classificação: 5 estrelas (*****) - Obra-prima!

    ResponderEliminar