terça-feira, 30 de abril de 2024

George Gruntz - “Percussion Profiles”


George Gruntz
“Percussion Profiles”
JAPO 60025
JAPO Records
1978

Jack DeJohnette – drums, cymbals, gongs.
Pierre Favre – drums, cymbals, gongs.
Fredy Studer – drums, cymbals, gongs.
Dom Um Romao – drums, cymbals, gongs.
David Friedman – flat gongplay, vibraphone, marimba, cymbal.
George Gruntz – gongs, keyboards, synthesizer, cymbal.

1 – Movement 1 – 7:45
2 – Movement 2 – 6:22
3 – Movement 3 – 4:50
4 – Movement 4 – 5:40
5 – Movement 5 – 18:45
6 – Movement 6 – 2:22

George Gruntz
(1932 - 2013)

George Grunz é um desses nomes cuja vida esteve inteiramente ligada à música e muito especialmente ao jazz, não só como músico e compositor, mas também como divulgador e organizador do famoso Festival de Jazz de Berlin, também conhecido como o JazzFest Berlin (1972-1994).

Ao longo da sua vida tocou com nomes grandes do jazz, como Dexter Gordon, Chet Baker, Roland Kirk e Don Cherry, só para referir alguns e um dia surgiu-lhe a ideia de gravar este álbum intitulado "Percussion Profiles", tendo convidado cinco nomes incontornáveis na área da percussão para com ele tocarem e com a ajuda desse outro criador chamado Robert Paiste (o famoso nome do criador dos melhores pratos que se encontram para uma bateria, tendo fabricado os famosos pratos de Jack DeJohnette, que foram desenhados pelo baterista norte-americano e que produzem aquele som bem conhecido e que o celebrizou), que irá produzir este fabuloso álbum.

Recorde-se que o músico suiço George Gruntz nos deixou em 2013, mas nunca é demais lembrar a sua Arte e o seu trabalho como divulgador dessa música sem fronteiras que é o jazz.

Gravado a 20 de Setembro de 1977 no Wally Heider Studios, Los Angeles, por Biff Dawes. Misturado por Georg Scheuermann e Manfred Eicher. Fotografia de Patricia Willard. Design de Barbara Wojirsch. Produção de Robert Paiste. Todos os temas foram compostos e são dirigidos por George Gruntz.

O tema 1 oferece-nos solos de Pierre Favre e Jack DeJohnette. O tema 2 tem um dueto entre Dave Friedman e George Gruntz. O tema três oferece-nos solos de David Friedman e George Gruntz e o tema 5, o mais extenso, é composto por solos de Dom Um Romão, David Friedman, Jack DeJohnette, Pierre Favre e Fredy Studer.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário