terça-feira, 30 de abril de 2024

OM - “Cerberus”


OM
“Cerberus”
JAPO 60032
JAPO Records
1980

Christy Doran – guitar, twelve-string guitar, guitar synthesizer.
Urs Leimgruber – soprano saxophone. tenor saxophone, flute.
Bobby Burri – bass.
Fredy Studer – drums, gong.
Erdman Birke – accordion (faixa 6)

1 – Dreaming for the People – 9:14
2 – Cerberus Dance – 5:48
3 – Asumusa – 4:46
4 – At My Ease – 9:20
5 – Earworms – 5:07
6 – Eigentlich Wolfe Johann Auf Dem Mond Den Andern Jazz Kennenlernen – 11:31.

A Banda OM surgiu pela primeira vez em gravação discográfica graças ao célebre Festival de Jazz de Montreaux, em 1975, conhecido por ser um Festival sem fronteiras musicais, onde todos os géneros convivem numa salutar harmonia, mesmo quando a improvisação é o mote.

“Ceberus” dos OM, surgido cinco anos depois, será o responsável pelo encerrar de um dos ciclos mais aliciantes do Jazz Contemporâneo e, curiosamente, só três décadas depois os sobreviventes da Banda irão gravar um novo álbum de originais, intitulado “Willisau”, em 2010. Vale a pena descobrir a Banda “OM”, nessa mágica plataforma que é o YouTube!

Gravado em Janeiro de 1980 no Talent Studio, Oslo, por Jan Erik Kongshaug. Capa de Volker Hilgert. Fotografia de Georg Hoch e Greta Herr. Design de Jurgen Peschel. Produção de Manfred Eicher. Os temas 1, 4 e 5 foram compostos por Christy Doran. O tema 3 pertence a Urs Leimgruber e os temas 2 e 6 são da autoria dos membros da Banda OM. Erdman Birke toca apenas na faixa 6. Em Junho de 2006 a ECM Records editou o álbum ECM 1642 - OM – “A Retrospective”, uma colectânea da banda que reúne temas dos diversos álbuns gravados pelo grupo para a etiqueta JAPO Records.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário