quarta-feira, 1 de maio de 2024

David Holland Quartet - “Conference of The Birds”


David Holland Quartet
“Conference of The Birds”
ECM 1027
ECM Records
1973

David Holland – Bass.
Anthony Brahton – Clarinet, Flute, Reeds, Saxophone Alto, Saxophone Soprano.
Sam Rivers – Flute, Reeds, Saxophone Soprano, Saxophone Tenor.
Barry Altuschal – Drums, Marimba, Percussion.

1 – Four Winds – 6:35
2 – Q & A – 8:38
3 – Conference of The Birds – 4:38
4 – Interception – 8:24
5 – Now Here (Nowhere) – 4:35
6 – See-Saw – 6:44


O contrabaixista David Holland contou um dia que, ao acordar de manhã no seu apartamento em Nova Iorque, escutava o interminável canto dos pássaros que tinham por hábito fazer daquele local o seu refúgio ou a sua casa, se preferirem, e assim nasceu a ideia para o álbum “Conference of The Birds” que, navegando nas águas mais abertas da “avant-garde” ou se preferirem nesse free jazz nascido nos anos sessenta, onde a liberdade musical e a cumplicidade entre os músicos era o mote, se irá tornar numa obra incontornável.

Por outro lado, temos neste trabalho discográfico de David Holland quase todos os membros de uma das bandas de jazz mais inovadoras deste género musical, os célebres “Circle” de Chick Corea, que nos anos 1970/71 fizeram furor. A excepção é Sam Rivers que, embora navegasse no mesmo oceano, surge aqui no lugar de Chick Corea, embora tocando outros instrumentos musicais.


Mas o importante é que “Conference of the Birds” cujo tema título é de uma beleza absoluta, convido desde já a descobrirem, possui todos os ingredientes para se assumir como uma das obras fundamentais para o conhecimento desta corrente do jazz, onde a improvisação e o diálogo entre os diversos instrumentos origina texturas reveladoras da criatividade dos seus intervenientes, tornando este “Conference of the Birds” de David Holland, que assina todos os temas do álbum, uma obra-prima do jazz.

Gravado a 30 de Novembro de 1972 no Allegro Studio, New York City por Tony May e misturado por Kurt Rapp e Martin Wieland, Design da capa do álbum da autoria de David Holland. Design de B & B Wojirsch. Produzido por Manfred Eicher.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário