quinta-feira, 9 de maio de 2024

Graham Nash - “Chicago” / “Simple Man”


Graham Nash
“Chicago” / “Simple Man”
Single / 45 RPM
Atlantc
Ano: 1971

Graham Nash

Um dos maiores grupos de folk rock norte-americanos foram os “Crosby, Stills, Nash And Young”, considerado um verdadeiro “Super Grupo”, sendo os seus quatro membros verdadeiras Instituições Musicais deste Planeta. Mas os quatro iniciaram as suas carreiras noutras bandas também elas célebres. David Crosby era oriundo dos “The Byrds”, Stephen Stills e Neil Young pertenciam aos famosos “Buffalo Springfield” e Graham Nash era o vocalista dos “The Hollies”.

The Hollies

Para aqueles que não sabem, temos nesta banda um britânico (Graham Nash), um canadiano (Neil Young) e dois americanos (David Crosby e Stephen Stills) e recorde-se que Graham Nash abandonou os The Hollies no auge da fama para constituir com o seu amigo David Crosby os célebres “Crosby, Stills & Nash”, que depois irão receber de braços abertos Neil Young, como todos vimos no Festival de Woodstock, no filme montado por Martin Scorsese e realizado por Michael Waldleigh.

Crosby, Stills & Nash

Ao longo da sua extensa carreira Graham Nash também formou um duo com David Crosby, conhecido simplesmente como “Crosby & Nash”, da mesma forma que Neil Young e Stephen Stills, irão constituir a “Stills and Young Band” para nos oferecerem o fabuloso álbum “Long May You Run”, tendo também todos eles encetado e gravado ao longo dos anos uma carreira a solo com diversas pérolas discográficas.

Crosby, Stills, Nash & Young

Foi assim que eu descobri na Radio este fabuloso “Chicago”, incluído no primeiro álbum a solo de Graham Nash, intitulado “Songs For Beginners” (1971), tinha eu uma dúzia de anos, para depois, já na idade adulta, ir adquirir este álbum, mas então, nessa época, estava a dar os primeiros passos na matéria musical e foi com a minha avó que na Discoteca do Grandela em Lisboa fui comprar o single, recordo-me que era no último andar que se situava a discoteca; quando cheguei a casa fiquei fascinado pelo tema do lado B do disco, que me era totalmente desconhecido e que considero uma das mais belas baladas de Graham Nash intitulada “Simple Man”!

Crosby & Nash

Ao longo da minha passagem por este triste planeta azul, continuo a seguir a extraordinária carreira musical destes quatro enormes poetas e compositores chamados Graham Nash, David Crosby, Stephen Stills e Neil Young!

Nota: A capa reproduzida é a do single comprado em 1971.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário