quarta-feira, 1 de maio de 2024

Keith Jarrett / Jack DeJohnette - "Ruta and Daitya"


Keith Jarrett / Jack DeJohnette
"Ruta and Daitya"
ECM 1021
ECM Records
1973

Keith Jarrett – Piano, Electric Piano, Organ, Flute.
Jack DeJohnette – Drums, Percussion.


1 – Overture / Communion – 5:57
2 – Ruta and Daitya – 11:12
3 – All We Got – 1:57
4 – Sounds of Peru (Submergence / Awakening) - 6:28
5 – Algeria – 5:44
6 – You Know, You Know – 7:40
7 –Pastel Morning – 2:24

Keith Jarrett

“Ruta and Daitya” foi o segundo trabalho gravado por Keith Jarrett para a editora alemã ECM de Manfred Eicher, no longínquo ano de 1971, um álbum de duetos entre o pianista e o baterista Jack DeJohnette, que irão formar a partir de 1980 o mais famoso trio de jazz, na companhia do contrabaixista Gary Peacock.

Neste trabalho iremos encontrar Keith Jarrett a tocar piano eléctrico, órgão, flautas e o seu insubstituível piano Steinway, aflorando temas que mais tarde serão explorados e desenvolvidos pelo seu célebre quarteto americano. Recorde-se que Jarrett e DeJohnette já tinham trabalhado juntos no grupo de Miles Davis, assim como no quarteto do saxofonista Charles Lloyd.

Em “Ruta and Daitya”, Keith Jarrett e Jack DeJohnette exploram os mais diversos caminhos e se logo a abrir o álbum o piano eléctrico e o órgão trabalham em perfeita harmonia com a bateria, já no tema que dá título ao álbum DeJohnette troca a bateria pela precursão, enquanto Jarrett introduz o maravilhoso som da flauta de bambu, explorando sonoridades que navegam pelo interior da música do terceiro mundo ou World Music, numa época em que a palavra era perfeitamente desconhecida.

Jack DeJohnette

Os sete temas que constituem “Ruta and Daitya”, gravado em Maio de 1971, oferecem-nos também um Keith Jarrett a navegar através do seu piano nesses territórios que o celebrizaram: os famosos solo-concerts, demonstrando mais uma vez toda a sua genialidade. Descobrir “Ruta and Daitya” é mergulhar nas origens do universo destes dois músicos excepcionais chamados Keith Jarrett e Jack DeJohnette, que aqui nos oferecem um álbum de duetos, único no interior do jazz.

Gravado no Sunset Studios em Los Angeles, em Março de 1972 e remisturado no Tonstudio Bauer, Ludwidsburg por Kurt Rapp e Martin Wieland. Produção de Manfred Eicher. Este trabalho discográfico irá surgir com duas capas tendo a primeira capa Design de Leena Westerlund e Layout da dupla B & B Wojirsch, já as capas seguintes são da autoria de Barbara Wojirsch. Todos os temas são da autoria da dupla Keith Jarrett / Jack DeJohnette, excepto os temas “Overture”, “Awakening”, “You Know, You Know” e “Pastel Morning” da autoria de Keith Jarrett.

Este trabalho discográfico marca também o surgimento de Jack DeJohnette na editora de Munique, cuja permanência neste selo discográfico se irá estender até aos dias de hoje. Recorde-se que Keith Jarrett e Jack DeJohnette tocaram juntos anteriormente a este álbum no célebre quarteto de Charles Lloyd, tendo registado diversos álbuns.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário