domingo, 5 de maio de 2024

Keith Jarrett / Jan Garbarek - “Luminessence”


Keith Jarrett / Jan Garbarek
“Luminessence”
(Music for String Orchestra and Saxophone
Composed by Keith Jarrett
Saxophone Improvisations – Jan Garbarek)
ECM Records
1975

1 – Numinor – 13:49
2 – Windsong – 6:21
3 – Luminessence – 15:18

Desde sempre Keith Jarrett partilhou um certo gosto pela utilização dos instrumentos de cordas tradicionais em algumas das suas composições, algo que é bem visível nesse trabalho discográfico intitulado “Expectations” (*), gravado em 1972, na companhia do denominado quarteto americano, ao qual se juntaram o percussionista brasileiro Airto Moreira e o guitarrista Sam Brown, em alguns temas.


Já quando o duplo álbum “In The Light” viu a luz do dia na ECM Records de Manfred Eicher, muitos descobriram o Keith Jarrett compositor, com peças onde as secções de cordas tinham uma natural preponderância: “Metamorphosis”, tendo a flauta como instrumento solista; “In the Cave, In the Light”, para piano, percussão e cordas; “Short Piece for Guitar and Strings” (com Ralph Towner na guitarra). E será na última semana de Abril de 1974, após ter gravado nos dias 24 e 25, com o quarteto nórdico o álbum “Belonging”, que Keith Jarrett irá entrar no Studio Bauer, para com Jan Garbarek e a secção de cordas da Sudfunk Symphony Orchestra, de Stuttgart, dirigida por Mladen Gutesha, gravar o trabalho “Luminessence”. (2)


O álbum “Luminessence” é composto por três temas: “Numinor” e “Windsong”, no denominado lado A do vinil e depois no lado B o tema que oferece o título ao álbum e que na verdade é inesquecível, tal é a forma como as cores que nos são oferecidas por Jan Garbarek nos envolvem primeiro com uma alegria contagiante, para depois caírem numa certa melancolia e nos devolverem por fim, após uma certa contemplação do universo que nos rodeia, a essa mesma alegria de recomeçar de novo.

Ao escutar nos dias de hoje o tema “Luminessence”, a magia do saxofone de Jan Garbarek, acompanhado das sonoridades envolventes da orquestra de cordas, continua a fascinar-me, como se tratasse de uma primeira audição (estou a escutar o cd enquanto escrevo), Vale a pena (re)descobrir “Luminessence” da dupla Keith Jarrett / Jan Garbarek.


Gravado nos dias 29 e 30 de Abril de 1974 no Studio Bauer, Ludwigsburg, por Martin Wieland e Kurt Rapp. Produzido por Manfred Eicher. Design da capa da responsabilidade de B & B Wojirsch. Fotografias de Terje Mosnes e Kira Tolkmitt.

(1) – Devido ao insucesso comercial deste trabalho discográfico a editora cancelou o contrato que mantinha com o músico.

(2) – Este CD/Álbum foi editado pela ECM Records com duas capas bem distintas. Originalmente com uma capa branca com as letras em relevo e depois numa capa em tons de azul.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário