terça-feira, 7 de maio de 2024

King Crimson - "Islands"


King Crimson
"Islands"
Islands Records
Ano: 1971

Robert Fripp - guitar, meltotron, harmonium.
Boz - vocals, bass.
Keith Tippet - piano.
Peter Sinfield - words.
Mel Collins - flute, bass flute, saxophone, vocals.
Mark Charig - cornet.
Harry Miller - double-bass.
Robin Miller - oboe.
Wilf Gibson - violin.
Ian Wallace - drums, percussion, vocals.
Paulina Lucas - soprano.


O álbum "Islands" o quarto capítulo da discografia dos King Crimson será o último em que a banda conta com a poesia de Peter Sienfield, que virá a partir para mais tarde colaborar com os Emerson, Lake and Palmer e também com Brian Eno, com quem irá gravar um álbum. Já a nova voz dos King Crimson é Boz, que não tocava qualquer instrumento quando foi "recrutado" por Robert Fripp, que o irá ensinar a tocar o baixo, já que faltava esse elemento na nova formação dos King Crimson e para grandes males grandes remédios, segundo Mr. Fripp.

Estamos mais uma vez num álbum totalmente diferente dos anteriores, mas que virá a ser incontornável na discografia do grupo de progressive rock e se escutarmos o tema instrumental "Prelude: Song of The Gulls", descobrimos como eram bem diferentes os King Crimson das outras bandas que navegavam na mesma área musical.

Depois do lançamento do álbum "Islands" os King Crimson irão partir em digressão tendo esses concertos sido registados no álbum "Earthbound", mas a banda irá implodir, vindo Robert Fripp a ser convidado por Peter Hammil para integrar os "Van Der Graaf Generator", cujo contributo do guitarrista irá surgir no álbum "Pawn Hearts", mas o sonho de reconstruir os King Crimson não largava Robert Fripp e os King Crimson iriam renascer das cinzas em 1973 com uma nova formação.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário