segunda-feira, 6 de maio de 2024

Mike Nock - "Ondas"


Mike Nock
"Ondas"
ECM Records
1982

Mike Nock – piano.
Eddie Gomez – bass.
Jon Christensen – drums.

1 – Forgotten Love – 15:56
2 – Ondas – 9:07
3 – Visionary – 11:32
4 – Land of the Long White Cloud – 7:54
5 – Doors – 6:24

Michael Anthony Nock nasceu a 27 de Setembro de 1940, em Christchurch, na Nova Zelândia e iniciou as suas lições de piano com apenas 11 anos de idade, sentindo desde muito cedo o apelo do jazz, devido aos largos horizontes que este género permite explorar. Phil Woods e Sam Rivers são dois músicos bem conhecidos de todos os amantes do jazz, com quem Mike Nock tocou, desenvolvendo o seu trabalho entre os Estados Unidos e a Europa.

Mike Nock

E será precisamente na Europa, fruto desse fabuloso produtor chamado Manfred Eicher, que o pianista irá assinar o seu melhor trabalho de sempre, o álbum ”Ondas”, curioso título e reparem bem na capa do disco, na companhia do contrabaixista Eddie Gomez, companheiro de Bill Evans no seu famoso trio, e com o baterista Jon Christensen, um dos músicos mais conhecidos da editora ECM Records.

O trabalho “Ondas” abre com um tema intitulado “Forgotten Love”, cuja duração é de 16 minutos e que de imediato cativa o ouvinte devido à sua bela melodia, reveladora dessa modernidade apanágio da editora ECM e onde o pianista explana todas as suas potencialidades num jogo de texturas inesquecível. Já no tema seguinte “Ondas” percebemos de imediato a empatia do trio e quando chegamos a “Visionary” descobrimos como é fundamental o contributo de Jon Christensen neste trio.

Eddie Gomez

De todos os temas que compõem o álbum, “Land of the Long White Cloud” revela-se aquele onde o lirismo do piano de Mike Nock nos transporta até às nuvens, sentindo o ouvinte a magia do seu fraseado a penetrar-lhe na alma de forma tão perfeita, que é inevitável considerá-lo o mais belo tema do álbum, embora todos eles formem um conjunto mais-que-perfeito da arte de Mike Nock.

Jon Christensen

O álbum “Ondas” encerra com o belo tema “Doors”, onde mais uma vez os pizzicatos de Eddie Gomez e as texturas que Jon Christensen cria na sua bateria marcam decididamente este trabalho de Mike Nock como o melhor da sua carreira, mas também uma das obras-primas da editora alemã de Manfred Eicher, que no Facebook incluiu este álbum na lista dos seus 10 favoritos da ECM Records. “Ondas” de Mike Nock surge assim como uma das mais belas e melodiosas aventuras de um trio clássico de jazz, um álbum incontornável, que bem merece ser redescoberto!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário