sexta-feira, 10 de maio de 2024

Tom Jones - “Delilah”


Tom Jones
“Delilah”
EP / 45 RPM
Decca

1 – Delilah
2 – Smile
3 – yesterday
4 – Get Ready

O ano de 1940 viu nascer no Pais de Gales uma criança que iria tornar-se célebre no universo musical, tendo sido baptizado com o nome de Thomas John Woodward e que vinte anos depois se irá tornar bem conhecido dos meios musicais. Estamos a falar de Tom Jones, que me “entrou em casa” num aniversário, ainda com a idade de um digito, mas já com muitas horas de radio nos ouvidos, com este inesquecível “Delilah”, que se irá tornar num dos maiores sucessos do cantor.

Tom Jones

Este EP em 45 RPM com quatro faixas e onde o apaixonante tema “Delilah” tem honras de capa, teve também o condão de me dar a descobrir que uma canção poderia ter diversos intérpretes, porque quando terminei de escutar o segundo tema, o conhecido “Smile” e virei o disco, fiquei estupefacto ao descobrir o “Yesterday” dos Beatles e só dizia para a minha avó “mas esta canção é dos Beatles” e ela respondia-me “e não gostas mais de a escutar na voz do Tom Jones” e aqui, confesso, que preferia os quatro de Liverpool, até já os tinha visto no cinema. Na verdade, nos dias de hoje gosto mais da versão de “Yesterday” de Tom Jones, é bem mais romântica e a fechar o EP tínhamos um “Get Ready”, que nos oferecia a portentosa voz deste cavalheiro que meio-século depois continua a oferecer-nos o seu enorme talento.

Recorde-se que Tom Jones e o seu “Delilah” chegaram até ao segundo lugar do Top Britânico, tendo atingido o primeiro lugar noutros países como a Alemanha, na época com uma imprensa musical muito activa e expansionista, recordo-me de no inicio dos anos 70 comprar as revistas de Pop Alemã, por causa dos célebres Posters das bandas rock, para colar na parede do quarto e depois dar cabo da pintura com a fita-cola quando trocava de grupo.

Mas regressando a Tom Jones, foi com enorme prazer que o descobri a cantar e a actuar em fuga dos terríveis Marcianos no “Marte Ataca!” / “Mars Attack!” do Tim Burton, nessa Las Vegas onde ele tem actuado ao longo da vida (1967 – 2011).

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário